-
Arquitetos: Marge Arkitekter
- Área: 210 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Johan Fowelin
-
Fabricantes: Hajom, Kebony, Louis Poulsen, Nordic Copper, Velux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um cenário sereno onde a praia encontra a vegetação de pinheiros, o escritório Marge Architects foi encarregado de projetar uma casa de verão para uma família de quatro pessoas. A propriedade é caracterizada por dunas de areia e pinheiros altos: um ambiente frágil onde as raízes das árvores atuam como proteção natural contra a erosão.
O terreno é parte de uma propriedade maior que pertence à mesma família há gerações. Com casas vizinhas próximas em seus limites Norte e ao Sul e uma praia pública ao Leste, o objetivo era criar um espaço privado para o cliente. Como a família tem sua vida cotidiana na cidade, eles precisavam de uma casa que pudesse ser completamente fechada durante o inverno.
Ao organizar os desejos do cliente em três diferentes programas de construção - uma casa principal, uma sauna e uma casa de hóspedes -, foi criado um espaço ao ar livre protegido, abrigando a necessidade de privacidade da família. A partir dele, as linhas de fuga se estendem até o horizonte e o mar, mas o telhado característico continua sendo o único elemento visível da praia.
A casa principal se organiza de forma horizontal: o telhado abriga o que é privado e o andar térreo abriga o que é compartilhado. As janelas amplas estão dispostas para emoldurar o oceano e os pinheiros, ao mesmo tempo em qua minimizam as conexões visuais com os edifícios ao redor.
Grandes planos de madeira atuam como uma segunda camada para a fachada, atendendo à necessidade de fechar totalmente a casa nos momentos em que os moradores não estão. No verão, quando estão abertos, as partes sólidas da parede ficam totalmente escondidas: a fachada de inverno fica recolhida. A diferença entre as fachadas de verão e de inverno é ainda mais acentuada pelos tipos de painéis utilizados - um painel mais rígido, mais convencional para as peças fixas e um painel mais livre, mais rústico para as peças de correr.
A forma arrojada do telhado se reflete nos telhados das construções menores, criando uma forte ligação visual que articula todos os volumes. Com as fachadas revestidas em um painel de pinho pré-tratado e ecologicamente correto, a cor de todos os edifícios, com o passar do tempo, se transformará em um cinza suave de madeira - misturando-se lentamente com a paisagem ao seu redor.